Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 30 de julho de 2013

Projeto melhora carroça e autoestima de catadores de materiais recicláveis



Pimp My Carroça impulsiona a mudança por meio da arte
você já pensou nos catadores de materiais recicláveis e na ajuda que eles dão para a sociedade?

 OPimp My Carroça é um projeto social, ambiental e cultural, que busca tirar os catadores d e materiais recicláveis da invisibilidade, melhorando suas carroças e sua autoestima, por meio da arte. Com ele, carroças passam por reforma estrutural e ganham melhoria visual com artes de grafiteiros parceiros.
O idealizador do projeto é o grafiteiro Mundano. Ele percebeu que a pintura de frases de efeito nas carroças aumentava a interação das pessoas com estes trabalhadores, deixando-os mais felizes e diminuindo o preconceito. Assim, Mundano tornou o projeto coletivo, com o Pimp My Carroça, um dia festivo de atendimento aos catadores, tornando as carroças instrumentos de trabalho seguros, práticos e mais bonitos.
Corte de cabelo dos catadores é um dos atendimentos do projeto. Foto: Pimp My Carroça.
Falamos com Mundano e Mel Duarte, comunicadora e pesquisadora de conteúdo do projeto. Confira:
Instituto Brokfield: Qual a contribuição do Pimp My Carroça para os catadores informais?

MundanoO Pimp My Carroça é um marco na história dos catadores no Brasil e contribuiu muito para abrir a cabeça das pessoas em relação à importância do trabalho deles. Abrimos o diálogo com a sociedade e, assim, até a mídia está, aos poucos, parando de chamá-los de “catadores de lixo”, e sim de catadores de materiais recicláveis e até agentes ambientais. Temos incontáveis relatos de pessoas que passaram a ver, respeitar e interagir positivamente com eles. Esse ótimo resultado é o nosso combustível para continuar nessa luta.
Instituto Brookfield: O que falta para conscientizar mais as pessoas e o governo em relação aos catadores e à gestão dos materiais recicláveis?

Mundano: Falta entender que, no “lixo”, está a grande oportunidade para resolvermos os problemas sociais e ambientais do Brasil. O “lixo” pode ser considerado a matéria-prima mais abundante e em crescimento do mundo. Desse modo, entendendo a catação como uma prestação de serviço para toda sociedade, podemos remunerar dignamente esses profissionais e oferecer mais segurança e tecnologia ao seu trabalho, que é um benefício coletivo.
Instituto Brookfield: Há muitas histórias de transformação após o contato do Pimp My Carroça com eles?

Mel Duarte: O que alguns dos catadores comentam conosco é que, depois da frase grafitada, as pessoas buzinam bem menos e param para conversar com eles a respeito. Às vezes, pedem para tirar foto, filmar e, no fim, eles acabam tendo uma atenção que não tinham antes, da população. Com isso, a procura pelo seu serviço aumenta também, uma vez que o catador tem um telefone e este é escrito na carroça.
O evento já aconteceu no Rio de Janeiro e em São Paulo, a cidade de Curitiba (PR) está se mobilizando para realizar o Pimp Curitiba 2013 agora no segundo semestre.
Assista ao documentário sobre o Pimp My Carroça e conheça mais sobre o projeto!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...