Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 18 de janeiro de 2014

A arte sustentável de Marcelo B Caparroz

Marcelo Badan Caparroz é Designer gráfico e faz seu trabalho com materiais diversos que podem ser reutilizados. 

Vamos conhecer um pouco mais da vida de Marcelo:

Nascido em Porto Alegre, mora em São Paulo desde criança. Tem  46 anos, e é formado em design gráfico, na qual  trabalhou muitos anos em agências de design e editoras. Entre 2000 e 2003 trabalhou com implantação de projetos de minimização de resíduos e coleta seletiva em escolas, condomínios e empresas, primeiro em uma ONG e depois como autônomo. Há 3 meses se desligou do  último trabalho em uma agência de design para me dedicar exclusivamente aos projetos de reaproveitamento de resíduos.

Marcelo conta ao Pensar Eco que, desde adolescente gosta de acampar, fazer trilhas, tomar banho de cachoeira, nadar em rios etc. E através de observações destes locais  observou que a cada ano eles ficavam mais cheios de lixo, o que indignou-o  e fez que começasse a pesquisar mais sobre como evitar essa contaminação,
" O meu olhar mudou, passei a dar valor para os resíduos, não me conformava em enviar para reciclar algo que ainda poderia ter utilidade" , disse Marcelo.


 O Blog SEGUNDO ERRE:

Segundo ele, a ideia do blog veio dessa mudança de valores que teve, e da vontade de mostrar para outras pessoas que é possível dar um destino mais digno para os resíduos que geramos. Começou a reaproveitar seus materiais em 1997.
Em 2007 iniciou seu blog SEGUNDO ERRE. O nome surgiu a partir do conceito de educacão ambiental, definido na Agenda 21: os 3 R's: reduzir o consumo e o desperdício, reaproveitar o que for possível, e por último, reciclar.
" O que faço é reaproveitar resíduos, então é o "segundo erre"."- segundo ele.
O objetivo dele  é além de  mostrar o seu trabalho,  incentivar as pessoas a praticar os 3 R's.

Seu objetivo é que seu  projeto, além de mostrar seu trabalho artesanal  "cacarecos", as pessoas possam repensar a forma de consumo, e também o modo que se descarta essa quantidade absurda de resíduos. 

"Minha meta para 2014 é trabalhar junto a algum projeto socioambiental e montar uma espécie de ateliê/lojinha. Esse espaço poderia ser usado para exposições, palestras, oficinas etc. E que tudo seja feito por mim e também pelos integrantes do projeto socioambiental." Marcelo Caparroz

Veja algumas das peças do Marcelo.
Mais, acessem o Blog SEGUNDO ERRE






 Parabéns Marcelo pelo seu trabalho. Pensar Eco, deseja sucesso e sustentabilidade para vc.
Érica Sena 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...