Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 18 de janeiro de 2014

Carro Ford movido a energia solar na CES

A Ford apresenta um veículo inédito movido a energia solar, o C-MAX Solar Energi Concept, na CES, maior feira de tecnologia do mundo, em Las Vegas


O modelo, desenvolvido pela Ford em parceria com a SunPower e o Instituto de Tecnologia da Georgia, oferece o melhor de um híbrido plug-in, sem depender da rede elétrica ou combustível para recarregar sua bateria.

O conceito aproveita a energia do Sol usando um concentrador especial que atua como uma lente de aumento, direcionando os raios para os paineis solares no teto do veículo. O resultado é um veículo que, com um dia inteiro de sol, entrega o mesmo desempenho do híbrido plug-in C-MAX Energi convencional, abastecido na rede elétrica.

O Ford C-MAX Energi tem o menor consumo combinado de combustível da categoria, equivalente a 42,5 km/l (46 km/l na cidade e 39 km/l na estrada). Por usar energia renovável, o Ford C-MAX Solar Energi Concept também reduz em cerca de quatro toneladas por ano as emissões de gases de efeito estufa.

"O Ford C-MAX Solar Energi Concept lança uma nova luz sobre o transporte elétrico com energia renovável", diz Mike Tinskey, diretor global de infraestrutura e eletrificação de veículos da Ford. "Como líderes em inovação, queremos promover o diálogo público sobre as alternativas para levar o mundo em direção a um futuro mais limpo."

Vendas em alta
O C-MAX Solar Energi Concept estreia no momento em que a Ford fecha um ano recorde na venda de veículos elétricos. A marca deve somar 85 mil veículos híbridos, híbridos plug-in e totalmente elétricos em 2013, o primeiro ano completo de vendas dos seus seis modelos elétricos.

O C-MAX Energi é o plug-in líder de vendas da Ford, com mais de 6.300 unidades em novembro. A Ford vendeu mais veículos plug-in em outubro e novembro que a Toyota e a Tesla e também superou a Toyota no acumulado do ano. A venda de híbridos plug-in continua a crescer na medida em que mais consumidores descobrem os benefícios de usar a eletricidade no transporte.

O C-MAX Hybrid ajudou a trazer novos clientes para a Ford – cerca de 64% de seus compradores eram donos de carros outras marcas e metade deles de importados.

Tecnologia limpa

A SunPower, parceira da Ford na área de tecnologia solar desde 2011, fornece as células solares de alta eficiência do Ford C-MAX Solar Energi Concept. Para encurtar o tempo de recarga total do veículo e viabilizar o seu uso diário, a Ford buscou o Instituto de Tecnologia da Georgia, que desenvolveu uma forma de amplificar a luz do Sol.

Os pesquisadores desenvolveram um concentrador solar com uma lente Fresnel especial, que dirige a luz para as células solares e amplia oito vezes o seu impacto. A lente Fresnel é compacta e foi desenvolvida originalmente para uso em faróis. Com conceito similar a uma lupa, o sistema segue o movimento do sol de Leste a Oeste, extraindo em um dia energia equivalente a uma recarga de quatro horas da bateria (8 kW).

Com uma carga completa, o Ford C-MAX Solar Energi Concept deve oferecer a mesma autonomia total de um C-MAX Energi convencional, de até 1.000 km, incluindo 33,8 km somente no modo elétrico. Além disso, o veículo conta com com cabo de conexão para recarga em estação elétrica, se o usuário desejar.

Depois da apresentação na CES, a Ford e o Instituto de Tecnologia da Georgia vão iniciar os testes do C-MAX Solar Energi Concept em condições reais de uso para determinar a sua viabilidade de produção.

Fora da rede
Com o uso da energia solar renovável, o C-MAX Solar Energi Concept não depende da rede elétrica tradicional para recarregar a bateria. Estudos da Ford mostram que até 75% de todas as viagens feitas por um motorista médio poderiam ser feitas usando a energia solar. Isso é especialmente atraente em lugares onde a rede elétrica é insuficiente ​​ou cara.

O veículo também reforça o MyEnergi Lifestyle, conceito apresentado pela Ford e vários parceiros na CES 2013. O MyEnergi Lifestyle usa a matemática, ciências e modelagem por computador para ajudar os proprietários a entender como aproveitar melhor seus eletrodomésticos com consumo eficiente de energia, sistemas de energia solar e veículos híbridos para reduzir seu gasto mensal e as emissões totais de carbono.

O Ford C-MAX Solar Energi pode ter um impacto ambiental significativo, reduzindo em até 4 toneladas a geração anual de CO2 e outros gases de efeito estufa, o equivalente ao que uma casa típica norte-americana produz em quatro meses.

Se todos os carros leves adotassem a tecnologia do Ford C-MAX Solar Energi Concept nos Estados Unidos, as emissões anuais de gases de efeito estufa poderiam ser reduzidas em cerca de 1 bilhão de toneladas.




Sobre a Ford Motor Company Brasil
A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919 e conta com uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí. Suas marcas automotivas incluem a Ford, a Ford Caminhões e a Troller. Para obter mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br.

Sobre a Ford Motor Company
A Ford Motor Company é uma empresa líder da indústria automotiva global, com sede em Dearborn, Michigan, nos Estados Unidos. Fabrica ou distribui automóveis em seis continentes, com cerca de 180.000 empregados e 65 fábricas no mundo. Suas marcas automotivas incluem a Ford e a Lincoln. A empresa fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para obter mais informações sobre os produtos da Ford, acesse .www.ford.com.

Fonte: Burson-Marsteller



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...