Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Conheça o Programa Ecoideias da TV Unesp

http://www.tv.unesp.br/ecoideias

Que tal aprender mais com o Programa Ecoideias da TV Unesp?


Ecoideias é um program semanal que busca despertar a consciência ecológica nos telespectadores. A proposta é apresentar iniciativas que fazem parte do dia a dia de pessoas e empresas e que promovem a interação com o meio ambiente de forma sustentável. Além disso, a apresentadora Patrícia Basseto compartilha dicas que podem melhorar a sua vida, agora e no futuro.

O Ecoideias é dividido em três blocos e dura aproximadamente trinta minutos. Em todas as edições, há uma apresentação sobre o tema do programa, com conceitos e curiosidades. Em seguida, mostramos exemplos de pesquisas e ações desenvolvidas que impactam positivamente o ambiente. Por fim, tem também uma dica super simples para você aí de casa se identificar e colocar em prática!

Apresentadora: Patricia Basseto 

Ecoideias aborda projetos da Unesp sobre preservação ambiental


 Ao abordar essa temática, o programa mostrou os principais aspectos e responsabilidades de cada cidadão na preservação dos espaços naturais. A apresentadora Patrícia Basseto entrevistou professores do Departamento de Química da Unesp de Araraquara responsáveis pelo desenvolvimento de pesquisas sobre os impactos causados pela ação do homem e formas de minimizá-los em curto e longo prazo.

O Profº Dr. Elson Longo lembrou embora  o Brasil possua leis que determinam a exploração sustentável dos recursos naturais, a fiscalização é inexistente e ainda falta cooperação em prol da qualidade do espaço em que vivemos. 

O Profº Dr. Mario Cilense explicou que cada ambiente possui suas peculiaridades e que alguns podem se recuperar mais rapidamente do que outros, a depender do grau de absorção dos agentes poluentes.

O programa ressaltou a importância do trabalho dos centros de pesquisa na elaboração de estudos sobre formas de minimizar os impactos da poluição, a exemplo do Centro para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais, que estuda produtos que possam ser utilizados como sensores ambientais na detecção de gases poluentes na atmosfera.

Por fim, o Profº Fenelon Pontes pontuou a relevância das pesquisas que desenvolvem catalisadores químicos capazes de minimizar os impactos ambientais da poluição dos lençóis freáticos. O professor lembra a necessidade de atuação da gestão pública por meio de fiscalização do descarte de poluentes pela indústria, que tem o dever de tratar seus dejetos antes de eliminá-los nos espaços naturais.

O objetivo é ampliar o alcance dos conteúdos produzidos pela emissora em grupos de interesse comum buscando, assim, aproximar o público das temáticas abordadas.

O programa está disponível no link: http://www.tv.unesp.br/3689

       

Veja que legal!

Se você tiver alguma sugestão de tema ou pergunta, envie para a gente através do Facebook da TV Unesp ou no e-mail contato@tvu.unesp.br.

Fonte: Setor Multimídia da Televisão Universitária Unesp


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...