Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Publicação científica de conservação amplia fator de impacto no Brasil

http://www.naturezaeconservacao.com.br/

Revista Natureza & Conservação é uma das quatro mais influentes no país; Reconhecimento foi divulgado pelo Journal Citation Reports

A revista Natureza & Conservação, periódico voltado para publicação de artigos sobre conservação da natureza, acaba de ser reconhecida como um das quatro publicações com maior fator de impacto no Brasil (IF=1.327), considerando todas as áreas do conhecimento como educação, direito e medicina. A publicação foi criada pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e, atualmente, é editada, com apoio dessa instituição, pela Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação (ABECO).

“Esse resultado reflete a qualidade da pesquisa científica voltada à conservação desenvolvida no país. Além disso, mobiliza a academia para o tema, mostrando que temos uma publicação à altura das internacionais”, afirma Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário.

Segundo ela, no país com a maior biodiversidade do mundo, caso do Brasil, é lógico que se tenham pesquisas de relevância mundial. “Esses estudos permitem que conheçamos melhor a extensa fauna e flora do país, apontando áreas prioritárias para conservação e orientando políticas públicas. Dessa forma, a revista oferece uma plataforma para apresentar ao mundo essas importantes iniciativas”, explica Malu.

O primeiro volume de 2015 foi divulgado em julho e contém 15 novos artigos sobre temas como crise hídrica, estratégias de manejo em áreas protegidas, impactos de espécies invasoras e efetividade das unidades de conservação (UCs) no Cerrado. Essa edição está disponível gratuitamente no site www.naturezaeconservacao.com.br.

Criada em 2003 pela Fundação Grupo Boticário, a Natureza & Conservação entra no 13º ano de circulação ininterrupta. Em média são publicados de 15 a 20 artigos por edição (duas a cada ano), o que confere à publicação um total médio de 100 páginas.

Sobre a Fundação Grupo Boticário: a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.439 projetos de 482 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país.  Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis. Na internetwww.fundacaogrupoboticario.org.brwww.twitter.com/fund_boticario e www.facebook.com/fundacaogrupoboticario.


Fonte: Nqm Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...