quinta-feira, 29 de setembro de 2011
6/10- SP protagonista em biodiversidade
- Criadora e responsável pelo Pensar Eco.
- Bióloga, gestora ambiental, educadora, com especialização em Tecnologias Ambientais pela FATEC.
- Ambientalista. Criadora e responsável pelo Pensar Eco e ECOcardioGRAMA.
- Palestrante de assuntos ambientais.
- Articulista ambiental.
- Ser vivo que deseja viver em um planeta melhor!
Pensar Eco na Alemanha cobrindo o Prog Jovens Embaixadores Ambientais!!
Desde o ano passado recebo todas as matérias sobre a inscrição, andamento, projetos, ganhadores no Brasil e na Alemanha. Este ano, além de divulgar, cobrirei o evento da Alemanha e estarei junto com os 4 ganhadores aqui do Brasil, não é o máximo?
Irei com os ganhadores: Mariana Cerca, o Alexandre Braz, o João Paulo Amaral e o Thierry Marconde e equipe da Bayer para Leverkusen, perto de Frankfurt.
De lá cobrirei o evento para todos vcs!
Veja o vídeo com o Casé no ano passado!!!
Dia 15 estaremos indo rumo a Alemanha!!
Pensar Eco vira internacional!!! uhuuuuu
Érica Sena
- Criadora e responsável pelo Pensar Eco.
- Bióloga, gestora ambiental, educadora, com especialização em Tecnologias Ambientais pela FATEC.
- Ambientalista. Criadora e responsável pelo Pensar Eco e ECOcardioGRAMA.
- Palestrante de assuntos ambientais.
- Articulista ambiental.
- Ser vivo que deseja viver em um planeta melhor!
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Conheça os vencedores do Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais 2011
Oito jovens engajados em questões socioambientais foram indicados ao título de Bayer Jovens Embaixadores Ambientais e são os vencedores da edição 2011 do Programa.
Agora, além de receberem premiações, no Brasil ou na Alemanha de acordo com o perfil do jovem e a avaliação de seu projeto, os vencedores terão em seus currículos essa conquista.
O Programa Jovens Embaixadores Ambientais é realizado pela Bayer em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e deu luz à projetos que mudaram a vida de várias pessoas e garantiram novos rumos profissionais aos jovens líderes.
Conheça os mais novos Jovens Embaixadores Ambientais:
Alcides Pereira Santos Neto, 23 anos (Vitória da Conquista/BA): fundador do Reflorestamento Participativo do Rio Verruga, com ações socioambientais.
Gabriela Graça Ferreira, 22 anos (Suzano/SP): coordenadora do projeto Reciclando Ideias, com foco em educação socioambiental.
Raphael Fassoni de Freitas, 21 anos (Marília/SP): idealizador do Projeto Viva Peixe, que realiza o diagnóstico ambiental completo da Bacia Hidrográfica do rio do Peixe.
Victoria Sales Pignatari Werner, 23 anos (Santos/SP): vice-presidente do Instituto Ecofaxina, cujo objetivo é recuperar e conservar o estuário de Santos.
Estudantes com premiação na Alemanha – de 16 a 21 de outubro, os quatro jovens abaixo irão participar de uma semana de intercâmbio técnico-cultural em Leverkusen, na Alemanha, com jovens de 17 outros países do mundo:
Alexandre Furlan Braz, 23 anos (São Paulo/SP): fundador do Instituto Muda, que atua na reciclagem de resíduos de condomínios.
João Paulo Amaral, 24 anos (São Paulo/SP): fundador do Bike Anjo, projeto sobre mobilidade sustentável (bicicletas) e cidadania.
Mariana Cerca, 22 anos (Piracicaba/SP): fundadora do projeto de Gestão de Resíduos da Arborização Urbana, sobre a correta destinação dos resíduos sólidos.
Thierry Cintra Marcondes, 23 anos (Campinas/SP): colaborador do projeto de Proteção e Reflorestamento da Floresta Mata Atlântica em Paraty (RJ).
http://www.bayer.com.br/scripts/pages/pt/novos_embaixadores.php
Parabenizo a todos os ganhadores e compartilho com vcs, meus amigos, o convite que recebi da Bayer, em cobrir o evento na Alemanha. Se tudo der certo com o meu passaporte, mês que vem estarei na Alemanha transmitindo o evento para vcs!!
Que maravilha!!!
Mais uma vitória, que devo a vcs, meus amigos.
Obrigada Victor Romualdo, da Jeffrey Group, agência de comunicação da Bayer para o Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais.
Érica Sena
- Criadora e responsável pelo Pensar Eco.
- Bióloga, gestora ambiental, educadora, com especialização em Tecnologias Ambientais pela FATEC.
- Ambientalista. Criadora e responsável pelo Pensar Eco e ECOcardioGRAMA.
- Palestrante de assuntos ambientais.
- Articulista ambiental.
- Ser vivo que deseja viver em um planeta melhor!
Vitrine do Pensar Eco: Revista Idéia Sustentável
Para quem gosta de estar atualizado sobre a temática SUSTENTABILIDADE não pode deixar de ler esta revista e visitar o site do Idéia Sustentável
Parabéns a todos da equipe, em especial ao Ricardo Voltolini! Sucesso!
Érica Sena
- Criadora e responsável pelo Pensar Eco.
- Bióloga, gestora ambiental, educadora, com especialização em Tecnologias Ambientais pela FATEC.
- Ambientalista. Criadora e responsável pelo Pensar Eco e ECOcardioGRAMA.
- Palestrante de assuntos ambientais.
- Articulista ambiental.
- Ser vivo que deseja viver em um planeta melhor!
domingo, 25 de setembro de 2011
Vitrine do Pensar Eco: Moda Sustentável para crianças
ROUPAS ECOLOGICAMENTE CORRETAS PARA CRIANÇAS E BEBÊS SÃO NOVIDADE NO MERCADO INFANTIL
No Dia das Crianças, a Tiê Moda Ecológica fará uma homenagem aos pequenos mostrando as inovações do mundo da moda infantil para fazer parte desta fase tão especial da vida, pois, é neste período que se cria a base para um adulto engajado. E para brincar, correr, subir e descer, passear, pintar o sete e aprender, nada mais perfeito do que roupas confortáveis e de qualidade.
Pensando em estimular essa prática, a Tiê Moda Ecológica lança sua loja Baby & Kids na Vila Madalena para que as mamães que procuram educar e conscientizar seus filhos tenham a oportunidade de conhecer roupas e acessórios ecologicamente corretos.
Neste seguimento, a loja trabalha com peças modernas e todas são provenientes de matéria prima sustentável. O algodão utilizado na produção é 100% orgânico, ou seja, cultivado sem químicos ou agrotóxicos. A Tiê Moda Ecológica é a única no Brasil que utiliza o algodão orgânic cultivado no Peru. As tintas empregadas são provenientes da garapa da cana, de árvores como o ipê, jatobá e mangueira, além de pedaços de cebola que resultam nas seguintes cores: amarelo, rosa, marrom, cinza, verde e laranja.
A Tiê nasceu com o objetivo de desenvolver produtos com compromisso sócio ambiental, sempre amparado pelos três pilares da sustentabilidade: economia, meio ambiente e desenvolvimento social, por isso, a loja só trabalha com cooperativas parceiras e fornecedores que desenvolvam produtos ecológicos.
Uma geração muito “antenada” e que precisa aprender valores importantes sobre a conservação ambiental fará toda diferença no futuro, tendo em vista a crescente conscientização sobre a necessidade de cuidar do planeta começando com o consumo de produtos de primeira necessidade, como as roupas que vão vestir.
Sem nunca esquecer-se de que criança gosta de se sentir bonita e fica feliz ao vestir uma roupa especial que lhe renda elogios, nada mais delicioso do que ter um espaço com a sua cara: jovem, moderno, descontraído e sem deixar de ser lúdico.
A marca também tem a preocupação com as gestantes. Na loja é possível encontrar Kits Maternidade Orgânica 100% antialérgicos e para aquelas que querem comprar todo o enxoval ou simplesmente adquirir peças em grandes quantidades, há descontos especiais para compras no atacado.
Sobre a Tiê Moda Ecológica
Empresa fabricante e distribuidora de roupas, bijuterias, calçados, bolsas e brindes promocionais. Trabalha com matéria prima ecológica e materiais reciclados. Leal no compromisso da preservação do planeta oferece produtos da mais alta qualidade. Sempre preocupada com a responsabilidade social, trabalha com cooperativas brasileiras, com comunidades indígenas e ribeirinhas, estimulando o desenvolvimento local.
Saiba mais em: www.tiemodaecologica.com.br
Clique aqui para ver mais imagens em alta: https://picasaweb.google.com/110320534077771445173/TieBabyKids?authkey=Gv1sRgCLbqspjXhvDnpQE
Fonte: Bio Comunicação Assessoria de Imprensa
Para
comemorar o dia das crianças a Tiê Moda Ecológica inaugura a Loja Baby
& Kids e prepara muitas surpresas para a criançada
No Dia das Crianças, a Tiê Moda Ecológica fará uma homenagem aos pequenos mostrando as inovações do mundo da moda infantil para fazer parte desta fase tão especial da vida, pois, é neste período que se cria a base para um adulto engajado. E para brincar, correr, subir e descer, passear, pintar o sete e aprender, nada mais perfeito do que roupas confortáveis e de qualidade.
Pensando em estimular essa prática, a Tiê Moda Ecológica lança sua loja Baby & Kids na Vila Madalena para que as mamães que procuram educar e conscientizar seus filhos tenham a oportunidade de conhecer roupas e acessórios ecologicamente corretos.
Neste seguimento, a loja trabalha com peças modernas e todas são provenientes de matéria prima sustentável. O algodão utilizado na produção é 100% orgânico, ou seja, cultivado sem químicos ou agrotóxicos. A Tiê Moda Ecológica é a única no Brasil que utiliza o algodão orgânic cultivado no Peru. As tintas empregadas são provenientes da garapa da cana, de árvores como o ipê, jatobá e mangueira, além de pedaços de cebola que resultam nas seguintes cores: amarelo, rosa, marrom, cinza, verde e laranja.
A Tiê nasceu com o objetivo de desenvolver produtos com compromisso sócio ambiental, sempre amparado pelos três pilares da sustentabilidade: economia, meio ambiente e desenvolvimento social, por isso, a loja só trabalha com cooperativas parceiras e fornecedores que desenvolvam produtos ecológicos.
Uma geração muito “antenada” e que precisa aprender valores importantes sobre a conservação ambiental fará toda diferença no futuro, tendo em vista a crescente conscientização sobre a necessidade de cuidar do planeta começando com o consumo de produtos de primeira necessidade, como as roupas que vão vestir.
Sem nunca esquecer-se de que criança gosta de se sentir bonita e fica feliz ao vestir uma roupa especial que lhe renda elogios, nada mais delicioso do que ter um espaço com a sua cara: jovem, moderno, descontraído e sem deixar de ser lúdico.
A marca também tem a preocupação com as gestantes. Na loja é possível encontrar Kits Maternidade Orgânica 100% antialérgicos e para aquelas que querem comprar todo o enxoval ou simplesmente adquirir peças em grandes quantidades, há descontos especiais para compras no atacado.
Sobre a Tiê Moda Ecológica
Empresa fabricante e distribuidora de roupas, bijuterias, calçados, bolsas e brindes promocionais. Trabalha com matéria prima ecológica e materiais reciclados. Leal no compromisso da preservação do planeta oferece produtos da mais alta qualidade. Sempre preocupada com a responsabilidade social, trabalha com cooperativas brasileiras, com comunidades indígenas e ribeirinhas, estimulando o desenvolvimento local.
Saiba mais em: www.tiemodaecologica.com.br
Clique aqui para ver mais imagens em alta: https://picasaweb.google.com/110320534077771445173/TieBabyKids?authkey=Gv1sRgCLbqspjXhvDnpQE
Fonte: Bio Comunicação Assessoria de Imprensa
- Criadora e responsável pelo Pensar Eco.
- Bióloga, gestora ambiental, educadora, com especialização em Tecnologias Ambientais pela FATEC.
- Ambientalista. Criadora e responsável pelo Pensar Eco e ECOcardioGRAMA.
- Palestrante de assuntos ambientais.
- Articulista ambiental.
- Ser vivo que deseja viver em um planeta melhor!
Vamos celebrar o que?
Perfeição-Legião Urbana
Composição: Renato Russo
Vamos celebrar
A estupidez humana
A estupidez de todas as nações
O meu país e sua corja
De assassinos
Covardes, estupradores
E ladrões...
A estupidez humana
A estupidez de todas as nações
O meu país e sua corja
De assassinos
Covardes, estupradores
E ladrões...
Vamos celebrar
A estupidez do povo
Nossa polícia e televisão
Vamos celebrar nosso governo
E nosso estado que não é nação...
A estupidez do povo
Nossa polícia e televisão
Vamos celebrar nosso governo
E nosso estado que não é nação...
Celebrar a juventude sem escolas
As crianças mortas
Celebrar nossa desunião...
As crianças mortas
Celebrar nossa desunião...
Vamos celebrar Eros e Thanatos
Persephone e Hades
Vamos celebrar nossa tristeza
Vamos celebrar nossa vaidade...
Persephone e Hades
Vamos celebrar nossa tristeza
Vamos celebrar nossa vaidade...
Vamos comemorar como idiotas
A cada fevereiro e feriado
Todos os mortos nas estradas
Os mortos por falta
De hospitais...
Vamos celebrar nossa justiçaA cada fevereiro e feriado
Todos os mortos nas estradas
Os mortos por falta
De hospitais...
A ganância e a difamação
Vamos celebrar os preconceitos
O voto dos analfabetos
Comemorar a água podre
E todos os impostos
Queimadas, mentiras
E seqüestros...
Nosso castelo
De cartas marcadas
O trabalho escravo
Nosso pequeno universo
Toda a hipocrisia
E toda a afetação
Todo roubo e toda indiferença
Vamos celebrar epidemias
É a festa da torcida campeã...
Vamos celebrar a fome
Não ter a quem ouvir
Não se ter a quem amar
Vamos alimentar o que é maldade
Vamos machucar o coração...
Vamos celebrar nossa bandeira
Nosso passado
De absurdos gloriosos
Tudo que é gratuito e feio
Tudo o que é normal
Vamos cantar juntos
O hino nacional
A lágrima é verdadeira
Vamos celebrar nossa saudade
Comemorar a nossa solidão...
Vamos festejar a inveja
A intolerância
A incompreensão
Vamos festejar a violência
E esquecer a nossa gente
Que trabalhou honestamente
A vida inteira
E agora não tem mais
Direito a nada...
Vamos celebrar a aberração
De toda a nossa falta
De bom senso
Nosso descaso por educação
Vamos celebrar o horror
De tudo isto
Com festa, velório e caixão
Tá tudo morto e enterrado agora
Já que também podemos celebrar
A estupidez de quem cantou
Essa canção...
Venha!
Meu coração está com pressa
Quando a esperança está dispersa
Só a verdade me liberta
Chega de maldade e ilusão
Venha!
O amor tem sempre a porta aberta
E vem chegando a primavera
Nosso futuro recomeça
Venha!
Que o que vem é Perfeição!...
Meu coração está com pressa
Quando a esperança está dispersa
Só a verdade me liberta
Chega de maldade e ilusão
Venha!
O amor tem sempre a porta aberta
E vem chegando a primavera
Nosso futuro recomeça
Venha!
Que o que vem é Perfeição!...
Legião Urbana sempre atual!!
Bom domingo e uma ótima semana!
Érica Sena
- Criadora e responsável pelo Pensar Eco.
- Bióloga, gestora ambiental, educadora, com especialização em Tecnologias Ambientais pela FATEC.
- Ambientalista. Criadora e responsável pelo Pensar Eco e ECOcardioGRAMA.
- Palestrante de assuntos ambientais.
- Articulista ambiental.
- Ser vivo que deseja viver em um planeta melhor!
Pesquisa da Tetra Pak aponta que o consumidor está mais sustentável
| FOTOS: divulgação Tetra Pak |
De
acordo com pesquisa global realizada pela Tetra Pak, os consumidores de
todo o mundo estão cada vez mais conscientes
e tomando atitudes para preservar o meio ambiente.
O relatório, que comparou o comportamento das pessoas entre 2005 e 2011, mostra uma mudança positiva, principalmente no Brasil, na China, na França, na Alemanha e nos Estados Unidos.
O estudo destaca que quase 70% dos consumidores pesquisaram “questões verdes” nos últimos 12 meses.
Um grande aumento se comparado com os menos de 40% dos pesquisados em 2005. O percentual de consumidores que descartam suas embalagens e resíduos para a reciclagem também aumentou, saltando de 70% em 2007 para 90% em 2011.
A pesquisa, realizada com mais de 6.600 consumidores e 200 formadores de opinião em 10 países, ainda aponta que a preferência por embalagens recicláveis tem crescido e já representa 88% do total. Cerca de 77% também afirmaram que compraram determinados produtos e não outros, porque a embalagem era melhor para o ambiente.
O levantamento
também analisou o comportamento dos fabricantes de alimentos e varejistas. Neste público, cerca de 83% dos entrevistados
indicaram
que consideram o impacto ambiental na escolha de soluções de embalagens, seguindo a tendência dos consumidores.
Como o interesse pelo assunto sustentabilidade está aumentando, cerca de 60% dos entrevistados afirmam entender
termos ambientais complexos como "pegada de carbono", por exemplo. De acordo com
Dennis
Jönsson, presidente e CEO da Tetra Pak, mais da metade dos consumidores
buscam por produtos que forneçam informações sobre
o impacto ambiental e afirmam que a falta de dados e selos era um
problema em seu comportamento de compra. “Estes
resultados ressaltam a necessidade dos fabricantes de alimentos,
varejistas e empresas de embalagens oferecerem produtos mais ecológicos e
que permitam aos consumidores fazer escolhas conscientes e
sustentáveis", afirma Dennis.
A pesquisa também mostra que os consumidores querem fazer escolhas mais “verdes”, sem comprometer o custo e qualidade. A maioria dos entrevistados, cerca de 78%, disseram que estariam dispostos ou extremamente dispostos a comprar alimentos ou bebidas em embalagens "verdes" se fossem o mesmo preço que os tradicionais.
Além disso, cerca de 74% dos consumidores disseram que estariam dispostos ou extremamente dispostos a comprar produtos "verdes" se a qualidade fosse a mesma que os tradicionais. Já cerca de 28% dos consumidores afirma que vão comprar produtos em embalagens menos prejudiciais ao meio ambiente, mesmo que custem mais.
A pesquisa completa está disponível
http://www.tetrapak.com/br/sobre_a_tetra_pak/imprensa/noticias_e_releases/Pages/PESQUISAAPONTA.aspx
Fonte: Patricia Melendi -CDN Digital
- Criadora e responsável pelo Pensar Eco.
- Bióloga, gestora ambiental, educadora, com especialização em Tecnologias Ambientais pela FATEC.
- Ambientalista. Criadora e responsável pelo Pensar Eco e ECOcardioGRAMA.
- Palestrante de assuntos ambientais.
- Articulista ambiental.
- Ser vivo que deseja viver em um planeta melhor!
sábado, 24 de setembro de 2011
A mágica da transformação: o " lixo" vira arte!
É
interessante analisar como a sociedade de hoje tem facilidade de obter,
usar e descartar. Basta olharmos para o lixo que as pessoas geram
diariamente, e entenderemos melhor. Depois que descarta, o sentimento de
pertencimento se desfaz, e o que era bem de consumo vira um incômodo na
natureza.
Dificilmente as pessoas conseguem visualizar que esses materias,
produtos que pra ela perderam a serventia e por isso, foram
descartados, poderão ter dois caminhos nobres , sustentáveis e geradores
de renda para as classes menos favorecidas: a reciclagem e a
reutilização.
Tive
a chance de me deparar com esses dois caminhos, e me encantar por
ambos, e por isso, vejo do material descartado um grande coringa.
Independente
do caminho: reciclagem ou reutilização, a nobreza do trabalho de
cooperativas fazendo do " lixo" uma fonte de renda é um exemplo de
sustentabilidade: ambientalmente correto, economicamente viável e
socialmente justo.
Quando observamos que esse material " sem valor" para a maioria, se transforma em arte, concluímos que Lavoisier estava certo em sua frase:
"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".
O
" lixo", ou melhor os materiais recicláveis, separados na coleta
seletiva, pelas pessoas mais conscientes, nas mãos de alguns mágicos
artesãos podem se transformar em belíssimas peças, que encantarão a
todos que as virem.
Isso
acontece na Cooperativa Cooperaacs, situada na Zona Leste, que coleta
os materiais recicláveis do Condomínio Conjunto Nacional da Av. Paulista e outras cooperativas parceiras ( Crescer, por exemplo),
e os transformam em arte.
Quem
não reparou na decoração Natalina na faixada do Conjunto Nacional? Ou
quem não apreciou as diversas exposições que acontecem dentro dele : Dom
Quixote, O Fazedor de montanhas, Presépio e tantas outras? Projetos de
Sivio Galvão e executado pelos Cooperados da Cooperaacs e o próprio Silvio Galvão.
E assim, resolvi criar outro blog, para mais esta cooperativa e divulgar este belo e sustentável trabalho. Mostrar que a beleza e
a riqueza da arte podem partir da simplicidade, de materiais de baixo
valor , frutos do nosso consumismo desenfreado, mas ao caírem em mãos
certas se transformam, se valorizam e encantam a todos.
Veja o passo a passo!
Veja o passo a passo!
1- Material
reciclável coletado: no Condomínio do Conjunto Nacional, e as pets na
Coop de Reciclagem Crescer e mandado para o Galpão da Cooperaacs.
Na foto abaixo uma das cooperadas da Crescer cortam a as garrafas pets para enviar para Cooperaacs.
![]() |
2- O material reciclável chega ao galpão da Cooperativa Cooperaacs: onde é limpo e reutilizado em inúmeras obras de arte.
![]() | |||||||
| o galpão da Cooperaacs |
3- O " lixo" se trasforma em arte nas mãos dos artesão deste lugar.
Depois de prontas encantam e alegram a todos, através de suas cores, suas formas, seus detalhes e riqueza.
![]() |
| .. |
Muito legal, não acharam?
Se gostaram,
convido a todos meu amigos leitores do Pensar Eco a conhecer os blogs destas duas cooperativas, no qual eu sou responsável. Mais do que isso,sou fã, e me sinto satisfeita em estar tendo a chance de fazer parte do dia-a- dia delas.
Obrigada Jair do Amaral e equipe da Crescer e Sandro Rodrigues da Cooperaacs!!!
Cooperativa de Reciclagem Crescer
![]() |
| http://cooperativacrescer.blogspot.com |
![]() |
| http://cooperativacooperaacs.blogspot.com |
- Criadora e responsável pelo Pensar Eco.
- Bióloga, gestora ambiental, educadora, com especialização em Tecnologias Ambientais pela FATEC.
- Ambientalista. Criadora e responsável pelo Pensar Eco e ECOcardioGRAMA.
- Palestrante de assuntos ambientais.
- Articulista ambiental.
- Ser vivo que deseja viver em um planeta melhor!
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Bem vinda Primavera!!
Começando a grande estilo: Primavera- Vivaldi
Que esta estação traga boas energias e grandes inspirações para todos vcs, meus leitores e amigos!
Bom fds!
Érica Sena
- Criadora e responsável pelo Pensar Eco.
- Bióloga, gestora ambiental, educadora, com especialização em Tecnologias Ambientais pela FATEC.
- Ambientalista. Criadora e responsável pelo Pensar Eco e ECOcardioGRAMA.
- Palestrante de assuntos ambientais.
- Articulista ambiental.
- Ser vivo que deseja viver em um planeta melhor!
Entrevista dada no Programa Inovação Verde
Existem pessoas que fazem a diferença, através de suas idéias, de suas atitutes e de uma visão de vanguarda.
Digo isso de Gui Brammer, Mackezista como eu, que desenvolve um trabalho muito bom, como: presidente da Terracycle Brasil; responsável pelo primeiro portal de Consumo Colaborativo no Brasil: DescolaAí, e o Programa Inovação Verde na Rádio Comunitária IdéiaFM
Sobre o Programa Inovação Verde:
![]() |
| www.inovacaoverde.com.br/podcasting/entrevista-com-erica-sena/ |
- Está no ar na Rádio Comunitária Ideia FM , desde novembro de 2010.
- É um programa de entrevistas totalmente dedicado para temas de sustentabilidade.
- Acontece todas as manhãs de terça- feira.
- É o 1º programa a ter o selo Evento Neutro. A neutralização das emissões de gases é feita pela Eccaplan Consultoria.
- Gui Brammer entrevista executivos de grandes empresas, ONGs, especialistas, e pessoas que fazem a diferença.
- Seu objetivo é contribuir para criar um banco de Idéias sobre Sustentabilidade para um Brasil melhor.
- Todas as entrevistas estão disponíveis na parte de podcast do site para acessos livres!
Fui convidada por ele a participar do Programa nessa terça- feira, 20 de setembro. Muito legal! É um prazer ter participado deste programa. Compartilho com vcs!
Érica Sena by Gui Brammer
Obrigada Gui pelo convite e pelo carinho com o meu trabalho!
Sucesso!! Ainda mais para você!
Érica Sena
- Criadora e responsável pelo Pensar Eco.
- Bióloga, gestora ambiental, educadora, com especialização em Tecnologias Ambientais pela FATEC.
- Ambientalista. Criadora e responsável pelo Pensar Eco e ECOcardioGRAMA.
- Palestrante de assuntos ambientais.
- Articulista ambiental.
- Ser vivo que deseja viver em um planeta melhor!
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Por mais que não parece, hj é o Dia Mundial sem carro!
Hoje participei da Vaga Viva na Rua Padre João Manoel, ao lado do Conjunto Nacional da Av. Paulista-SP. Muittas organizações estavam presentes : SOSMA, AKATU, entre outras.
A Cooperativa Social de Trabalho e Produção de Arte Alternativa e Coleta Seletiva - COOPERAACS esteve presente com uma oficina de fazer flores de garrafa pet.
Foi muito legal o trabalho de todos os que estavam presentes, e mais ainda ver as pessoas do entorno intereagindo com a galera da Vaga Viva! Eu mesmo pintei uma flor de pet e dei umas pinceladas na tela do meu amigo Sandro Rodrigues... Muito bom!!
Parabens a todos!
Vejam as fotos!
![]() |
| FOTOS: Érica Sena e Sandro Rodrigues |
Fora disso, os carros continuaram a circular como um dia normal!! Uma pena!!
Érica Sena
- Criadora e responsável pelo Pensar Eco.
- Bióloga, gestora ambiental, educadora, com especialização em Tecnologias Ambientais pela FATEC.
- Ambientalista. Criadora e responsável pelo Pensar Eco e ECOcardioGRAMA.
- Palestrante de assuntos ambientais.
- Articulista ambiental.
- Ser vivo que deseja viver em um planeta melhor!
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
21/09: Dia da Árvore!
Espero que tenham gostado!!
Viva as árvores! Que as pessoas às vejam como seres vivos de extrema importância e as respeitem!
Érica Sena
- Criadora e responsável pelo Pensar Eco.
- Bióloga, gestora ambiental, educadora, com especialização em Tecnologias Ambientais pela FATEC.
- Ambientalista. Criadora e responsável pelo Pensar Eco e ECOcardioGRAMA.
- Palestrante de assuntos ambientais.
- Articulista ambiental.
- Ser vivo que deseja viver em um planeta melhor!
Vigília pelo Cód. Florestal
Desde ontem dia 20/09 a campanha #FlorestaFazADiferença promove uma vigília permanente pelo Código Florestal, em apoio a semana de mobilização nacional promovida pelo Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável. Trata-se da 1ª maratona de esclarecimento sobre as mudanças no Código Florestal Brasileiro em tramitação no Congresso Nacional.
A mobilização é transmitida ao vivo ininterruptamente pela internet, através do portal da campanha.
O primeiro programa terá inicio às 11h, com apresentação de Heródoto Barbeiro, que fará um panorama com as mudanças no Código Florestal, o que está em jogo e quais são as perspectivas.
A maratona terá entrevistas, rodas de conversas e atividades com a participação de organizações, especialistas, ativistas, artistas e músicos. A vigília conta ainda com pontos de transmissão ao vivo, como o que será instalado em Brasília, na quarta-feira (21), durante a Comissão de Constituição e Justiça. Nesse dia, Marina Silva, fará declarações sobre as mudanças no Código Florestal direto do estúdio em São Paulo; o bloco será ancorado pelo conselheiro do Planeta Sustentável Tasso Azevedo.
A vigília será dividida em blocos com diferentes temas. Cada bloco terá um âncora e participações de convidados, que pretendem debater as questões abordadas. Confira abaixo a programação do evento.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Quarta-feira, 21/09
. Das 9h às 13h: Acompanhamento reunião na CCJ - Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Transmissão concomitante SP e Brasília - São Paulo: Tasso Azevedo/ Brasília: Adriana Ramos
. Das 12h às 14h: Cobertura do mutirão de assinaturas na Av. Paulista. Responsáveis: Rafael Poço e Marcela Moraes
- Repercussão e avaliação da reunião na CCJ - Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Transmissão concomitante São Paulo e Brasília - Âncora SP: Tasso Azevedo/ Âncora Brasília: Adriana Ramos
. Das 16h às 18h: Cobertura evento em Brasília da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
- Repercussão e avaliação da reunião na CCJ - Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Transmissão concomitante SP e Brasília - Âncora SP: Tasso Azevedo/ Âncora Brasília: Adriana Ramos
. Das 18h às 19h30: Depoimentos a confirmar (Marina Silva, Marcio Santilli e Herman Benjamin)
. Das 19h30 às 21h: Prof. Kageyama (a confirmar)
. Das 21h às 00h: Sarau temático (a confirmar)
Fonte: Planeta Sustentável- 20/09
- Criadora e responsável pelo Pensar Eco.
- Bióloga, gestora ambiental, educadora, com especialização em Tecnologias Ambientais pela FATEC.
- Ambientalista. Criadora e responsável pelo Pensar Eco e ECOcardioGRAMA.
- Palestrante de assuntos ambientais.
- Articulista ambiental.
- Ser vivo que deseja viver em um planeta melhor!
terça-feira, 20 de setembro de 2011
23 de setembro: Pomar Urbano- SMA
- Criadora e responsável pelo Pensar Eco.
- Bióloga, gestora ambiental, educadora, com especialização em Tecnologias Ambientais pela FATEC.
- Ambientalista. Criadora e responsável pelo Pensar Eco e ECOcardioGRAMA.
- Palestrante de assuntos ambientais.
- Articulista ambiental.
- Ser vivo que deseja viver em um planeta melhor!
Movimento Limpa Brasil Let´s do it! acontece em Campinas em setembro
Maior movimento de mobilização social do mundo pretende conscientizar a população em relação ao descarte de resíduos em seis das maiores cidades do Brasil
Campinas, 13 de setembro de 2011 – Campinas será a quarta cidade do país a receber o movimento Limpa Brasil Let´s do it!.
No dia 25 de setembro, milhares de voluntários sairão às ruas para retirar os resíduos sólidos descartados irregularmente nas vias públicas. A ação já aconteceu no Rio de Janeiro, onde foram recolhidas mais de 17 toneladas de materiais recicláveis, em Brasília, onde o total foi de 59 toneladas, e em Goiânia, onde a ação foi realizada em conjunto com a empresa municipal de urbanização, resultando na retirada de 174 toneladas de resíduos sólidos.
O Limpa Brasil Let’s do it! é um movimento de cidadania e cuidado com o meio ambiente que pretende incentivar a reflexão para a mudança de atitude do cidadão brasileiro em relação ao hábito de jogar lixo fora do lixo. A principal meta é despertar a responsabilidade individual do cidadão em relação aos resíduos que produz, incentivando o engajamento para limpar as cidades e, o que é mais importante, mantê-las limpas.
O projeto, que nasceu na Estônia e já aconteceu em outros 20 países, foi trazido ao Brasil com a colaboração da UNESCO. Aqui, devido à extensão territorial e ao hábito ainda muito enraizado de jogar lixo fora do lixo, a iniciativa é voltada principalmente à conscientização da sociedade civil, motivo pelo qual terá duração de 10 anos, com ações bienais.
A população da cidade já pode se cadastrar para participar da iniciativa. Basta acessar o site www.limpabrasil.com e fazer a inscrição para receber orientações por e-mail. O voluntário poderá retirar na semana anterior à ação, em uma agência do Banco do Brasil, um kit com luvas e sacos confeccionados com matéria-prima renovável, produzidos e cedidos pelas empresas Braskem e Embalixo.

No dia 25 de setembro, Campinas contará com 25 pontos de entrega, que foram definidos junto ao D.L.U. – Departamento de Limpeza Urbana.
Alguns deles são:
- Parque Ecológico,
- Praça Beira Rio,
- Praça do Coco,
- Bosque dos Jequitibás,
- nas Cooperativas Produção Coleta e Manuseio, Bom Sucesso e Havilá.
- A abertura do evento será no Largo do Rosário, às 9h.
Cada saco de lixo entregue no Ponto de Entrega poderá ser trocado por uma entrada simbólica para um show com O Baile do Simonal (Wilson Simoninha e Max de Castro), Elba Ramalho, Sandro Saga, Tributo a Chico Science com banda Candeia Peba, e as bandas 4 FatosDemoonde. Será às 17h, após a ação, na Concha Acústica do Parque Taquaral.
Esse evento terá uma dinâmica especial, cujo mote será “do meu lixo cuido eu”. A proposta é que os artistas cobrem dos espectadores a limpeza do espaço, propondo que cada um se responsabilize pelos resíduos que produzir e, portanto, realizando uma inovadora ação de conscientização: um show limpo.
“Muito mais do que limpeza das cidades, o movimento visa contribuir para a mudança de atitude da população com relação ao lixo jogado irregularmente no espaço público. Trata-se de um projeto de educação, valorização da cidadania e respeito ao próximo”, afirma Marta Rocha, diretora executiva da Atitude Brasil.
Cronograma previsto das próximas ações
São Paulo – novembro (data a definir)
Belo Horizonte – 08/dezembro
São Paulo – novembro (data a definir)
Belo Horizonte – 08/dezembro
Saiba mais:
http://www.limpabrasil.com/campinas
http://www.flickr.com/limpabrasil
Muito legal!!! Trabalhoso maravilhoso desse equipe! Parabéns!
O galera de Campinas, participem, tirem fotos e mande para o blog... Quero publicar esse grande evento.
pensareco@yahoo.com.br
Érica Sena
- Criadora e responsável pelo Pensar Eco.
- Bióloga, gestora ambiental, educadora, com especialização em Tecnologias Ambientais pela FATEC.
- Ambientalista. Criadora e responsável pelo Pensar Eco e ECOcardioGRAMA.
- Palestrante de assuntos ambientais.
- Articulista ambiental.
- Ser vivo que deseja viver em um planeta melhor!
Vivian Blaso em: Sustentabilidade, o contexto urbano e expectativas sobre a Rio+20
No contexto urbano em que vivemos, as cidades são ao mesmo tempo centros de desenvolvimento, onde há aumento da expectativa de vida, mas também de geração de lixo, de poluição e de problemas de mobilidade.
O aumento da frota de automóveis na cidade de São Paulo tem
contribuído para piorar aspectos de mobilidade urbana, qualidade do ar e
consequentemente interferindo na qualidade de vida dos seus habitantes.
Hoje a velocidade média do tráfego paulistano é de 10 km por hora, e
doenças relacionadas à qualidade do ar, ou seja, o aumento de mortes por
pneumonia e doenças respiratórias tem crescido exponencialmente mais
que câncer e AIDS, de acordo com o Dr. Paulo Saldiva.
O excesso de veículos tem aumentado a demanda por áreas para tráfego e
estacionamento, e como consequência a pavimentação, o que contribui
para a impermeabilização do solo, facilitando a ocorrência de enchentes.
Além disso, o calor retido por essas superfícies, somado ao calor
gerado pelos veículos, tem contribuído para o aumento da temperatura do
ambiente por meio da formação de ilhas de calor, o que interfere no
microclima da cidade.
São Paulo, apesar de ser a cidade mais rica do país, no âmbito do
urbanismo e do planejamento urbano está entre as mais carentes, com a
necessidade latente de uma reforma urbana ampla.
Os governos e prefeituras responsáveis pelo planejamento urbano da
cidade e dos seus espaços públicos na maioria das vezes não conseguem
absorver a expansão exponencial da cidade. Por isso, são de extrema
importância as ações de intervenção no espaço urbano por organizações da
Sociedade Civil, Fundações e Empresas.
Dessa forma, podemos perceber que a estrutura das cidades determina a
qualidade do espaço urbano e de vida de seus habitantes, tendo a
qualidade expressa também no seu microclima, no consumo energético, na
gestão de água e de resíduos, em sua capacidade de adaptação aos eventos
climáticos, na garantia da saúde e da satisfação dos moradores.
Neste sentido, podemos considerar que o planejamento urbano municipal
é estratégico para a ordenação espacial do território e tem como
principal instrumento o plano diretor, que, por sua vez, tem a função de
ser um integrador, articulador das políticas setoriais para as cidades.
Neste cenário, o setor da construção civil como é extremamente
relevante, principalmente as empresas de incorporação imobiliária, pois
atuam como um dos agentes indutores na concepção espacial das cidades.
Esse setor, em especial o imobiliário, é responsável por articular
parcerias público-privadas cuja intenção é promover uma melhoria do
ambiente construído, influenciando na melhoria da qualidade de vida.
Entretanto, nem sempre o que está explícito nas legislações, ou o que
foi previsto pelos investidores e governos, consegue atender à demanda
social latente por infraestrutura de serviços, acesso à saúde,
transporte e educação.
O setor da construção civil também poderá contribuir no processo de
adaptação das cidades diante desses grandes desafios mundiais
enfrentados pelas cidades?
O modelo de desenvolvimento urbano de São Paulo é um exemplo de como
existem lacunas que necessitam ser preenchidas, pois basta olhar para a
cidade e ela nos mostra as questões relacionadas à mobilidade urbana,
coleta de lixo domiciliar, enchentes, ocupações em áreas vulneráveis,
entre outros problemas que fazem parte da agenda do município.
Como adaptar as cidades para a economia de recursos naturais e melhoria da qualidade de vida?
Neste quadro, a palavra “sustentabilidade” se apresenta como o tema
do momento, em toda a sociedade, principalmente porque hoje a maior
parte da população mundial vive nas grandes metrópoles.
A origem da palavra, ou seja, o seu significado etimológico, aponta
que sustentabilidade “é a capacidade de fornecer ou garantir o
necessário para a sobrevivência no planeta”.
Segundo o relatório “O estado do mundo”, divulgado em 2010 pela ONU –
Organização das Nações Unidas, atualmente cerca de um sexto da
população mundial é responsável por quase 80% do que é consumido
mundialmente em termos de bens e serviços e 5 bilhões de pessoas ainda
consomem um décimo do que compra um europeu médio. Hoje já consumimos
30% acima da capacidade de reposição da Terra; diariamente retiramos do
planeta, em termos de recursos naturais, o equivalente a 112 prédios do
Empire State, que tem 105 andares. É impossível continuarmos a agir da
mesma maneira sem que tenhamos perdas.
Diante dessa conjuntura, só existe uma saída para o mundo: o
desenvolvimento nas três esferas propostas pela sustentabilidade:
econômica, social e ambiental.
Aliar o desenvolvimento sustentável de maneira a proporcionar
condições de igualdade e inclusão social das classes menos privilegiadas
é o grande desafio das nações.
O Professor Jurandir Macedo, especialista em comportamento e
finanças, comenta que só existem dois erros em nossa vida financeira:
“Ou economizamos muito e morremos cedo sem usufruir dos benefícios que o
dinheiro pode nos proporcionar ou temos uma vida perdulária, gastando o
que não temos e perdemos qualidade de vida” .
Do ponto de vista da
sustentabilidade também funciona da mesma maneira, ou seja, ou a
sociedade muda os padrões individuais de consumo e devastação ambiental
ou teremos perdas irreversíveis à nossa saúde e à própria sobrevida no
planeta. As pessoas ao redor do mundo precisam se conscientizar de que é
necessário o equilíbrio ou não vamos ter planeta.
E como fazer isso, tendo em vista a proximidade da Rio+20 –
Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, que
será realizada em 2012?
A Rio+20 reunirá os esforços necessários para alcançar uma economia
verde, inclusiva e de baixo carbono em busca do desenvolvimento
sustentável. Seu eixo central está pautado na Green Economy, e para isso
será necessário que o Brasil apresente suas experiências nas questões
relacionadas ao etanol e à Amazônia, além da nossa biodiversidade, que
hoje abastece a cadeia de produção e consumo em escala global.
O foco deverá ser colocado em torno de como a sustentabilidade se
relaciona com países subdesenvolvidos, uma vez que só existe uma
alternativa para eles: uma economia verde que proporcione a equidade.
Na
conferência Rio 92 falamos sobre os limites do planeta como algo
intangível, entretanto agora é um grande risco para a economia, pois a
biodiversidade está relacionada de maneira intrínseca ao desenvolvimento
das nações.
A estratégia do governo para a conferência está voltada para a
mobilização e o engajamento da sociedade, por isso ele vai fazer um
grande esforço para mobilizar principalmente os jovens, porque eles é
que terão de cobrar dos governantes e implementar ações que promovam a
economia verde e inclusiva.
De acordo com o relatório intitulado “Rumo a uma Economia Verde:
Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável e a Erradicação da Pobreza”,
lançado pelo PNUMA em 2011, existem grandes oportunidades para
desacoplar, por exemplo, a geração de resíduos do crescimento do PIB,
incluindo em seu lugar ações de recuperação e reciclagem. Isso gera no
Brasil retornos de 2 bilhões de dólares por ano, ao mesmo tempo que
evita a emissão de 10 milhões de toneladas de gases de efeito estufa;
aqui, uma economia de reciclagem plena valeria 0,3% do PIB.
O Professor Ignacy Sachs apontou, durante oficina realizada pela
Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo Federal, que a humanidade
entrou em uma nova era: geológica e antropocêntrica, e o que nos
interessa agora é a era geológica, porque as atividades humanas começam a
fazer a diferença no planeta.
“Somos como aprendizes de feiticeiro,
entretanto ou criamos um roteiro para os geonautas se alinharem à Rio+20
ou caso contrário não teremos o Brasil e o mundo na rota social e
ambientalmente includentes e sustentável. Ou seja, será necessário
reaprendermos a planejar”, disse o professor.
Isto é, na visão de Sachs será necessário que os países se adaptem sob três grandes aspectos: pegada
ecológica, geração de trabalho decente e gestão de um fundo de
financiamentos para subsidiar a sustentabilidade nos países em
desenvolvimento.
O cientista nos propõe a criação do imposto sobre o carbono, pois
caso contrário os empresários que não investirem em sustentabilidade
ficarão em desvantagem competitiva em relação ao preço de suas
mercadorias e em relação aos concorrentes que não incorporam
sustentabilidade e isso pode gerar mais desigualdade. Segundo Sachs,
estamos vivendo uma grande crise econômica, e os consumidores vão
comprar produtos mais baratos porque vão controlar o que entra e sai de
recursos para sua subsistência. Na sua visão seria necessária a criação
de pedágios para utilização dos oceanos, dos ares onde os países
desenvolvidos deverão subsidiar a utilização dos recursos aos países em
desenvolvimento, ou seja, quem utiliza mais paga mais.
Outro aspecto apontado por Sachs está na necessidade de redefinir os
eixos das cooperações técnicas a partir dos biomas, por exemplo: os
cientistas que estudam as florestas tropicais no Brasil deverão fazer
intercâmbios com os cientistas que estudam as florestas tropicais da
Índia, pois isso facilitaria a interlocução entre planos de cooperação
técnico-científica e neste momento poderíamos dar um passo rumo ao
desenvolvimento includente e sustentável.
Sachs conclui que será necessário replanejar as agendas verde e azul,
discutir formas de trabalho decente, olhar para a pegada ecológica e
trabalhar com programas de mutirão assistidos de habitação. Essas seriam
as estratégias para colocarmos o Brasil na liderança do evento mais
importante da ONU em 2012.
Hoje o Brasil possui uma quantidade significativa de recursos
naturais, e é a partir desses recursos que extraímos toda a base da
nossa economia, mas se eles forem retirados de maneira predatória e
indiscriminada, o que vai acontecer?
A economia entrará em colapso.
Portanto, hoje não é possível haver desenvolvimento social e ambiental
se pensarmos apenas na geração de riquezas, como também não é possível
pensarmos somente na preservação ambiental sem levarmos em conta a
economia. Por isso é necessário o equilíbrio dessa equação similar ao
equilíbrio da nossa vida financeira. ( Vivian Blaso*)
*Relações Públicas (CNP), doutoranda e mestre em Ciências
Sociais (PUC-SP), diretora da agência de Relações Públicas Conversa
Sustentável, MBA em Gestão Estratégica de Marketing (UFMG) e
Especialista em Sustentabilidade (FDC). Professora convidada do curso de
Pós Graduação em Construções Sustentáveis (FAAP).
Conversa Sustentável
Fonte: Mercado Ético, 19/09
Muito bom o Artigo de Vivian Blaso... parabéns!
Conheçam mais sobre seu trabalho acessando o http://conversasustentavel.blogspot.com/
- Criadora e responsável pelo Pensar Eco.
- Bióloga, gestora ambiental, educadora, com especialização em Tecnologias Ambientais pela FATEC.
- Ambientalista. Criadora e responsável pelo Pensar Eco e ECOcardioGRAMA.
- Palestrante de assuntos ambientais.
- Articulista ambiental.
- Ser vivo que deseja viver em um planeta melhor!
Assinar:
Postagens (Atom)



















